Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 25 de julho de 2010

Mauá terá novas linhas e terminais

22 de julho de 2010

O usuário do transporte público de Mauá vai ganhar novas linhas e itinerários a partir de sábado. O Terminal Central se tornará um local de circulação das linhas e não mais ponto de parada. As ações fazem parte de um conjunto de medidas que serão adotadas até outubro pela Prefeitura para reduzir os intervalos entre ônibus e o tempo de espera pela condução.

"A cidade se desenvolveu e ainda operamos com sistema antigo, de transporte público radial, onde as linhas saem dos bairros em direção ao centro, e vice-versa. Vamos mudar isso criando linhas diametrais, que vão de um bairro a outro, passando pelo centro, no terminal", explicou Renato Moreira, secretário de Mobilidade Urbana.

Inicialmente, nove linhas serão interligadas (ver quadro ao lado) no sábado. Outras seis linhas passarão pelo mesmo processo no dia 7 de agosto. "Com isso, pretendemos desafogar o corredor da Castelo Branco e também transformar o Terminal Central em um local de circulação das linhas. Assim, pretendemos reduzir o intervalo entre os carros e reduzir as filas no terminal", adiantou o secretário.

ILUMINAÇÃO - Com relação à iluminação precária do Terminal Central, relatada em matéria do Diário, no dia 9, o secretário de Mobilidade Urbana se comprometeu a resolver em até 30 dias. "A capacidade de gerar energia era limitada. Mas já conseguimos com a Eletropaulo a construção de uma cabine primária para receber um novo conjunto de luminárias. Então, em até 30 dias o problema será resolvido", declarou.

NOVOS TERMINAIS - Sete terminais menores devem ajudar no novo traçado dos ônibus. "Teremos dois terminais estruturais. Um no Jardim Zaíra, onde já está em fase de licitação e será construído na Castelo Branco. E outro no Jardim Itapeva, onde já existe um terminal na Barão de Mauá, que terá obra de readequação", contou Moreira. Atualmente, só no Jardim Zaíra circulam oito linhas e outras seis no Jardim Itapeva.

Segundo ele, outros cinco locais estão sendo preparados. Em Vila Nova Mauá, Jardim Guapituba e Vila Independência já existem estações de transferência que serão reformadas. Já no Jardim Itapark e Alto da Boa Vista serão construídas novas estruturas.

O Terminal do Jardim Independência deve ganhar obras viárias no entorno para comportar um número maior de linhas. "Toda a região do Itapeva fará integração com eixo Barão no terminal Independência. A intenção é que com o sistema pronto ele também beneficie futuramente as regiões do Feital", falou o secretário, que antecipou que através de emenda parlamentar conseguiu R$ 450 mil para as obras no Jardim Independência.


Fonte: Deborah Moreira - O Diário do Grande ABC

http://www.dgabc.com.br/News/5822304/maua-inicia-reformulacao-do-transporte-neste-sabado.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário