Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Motoristas de ônibus da capital aprovam curso de capacitação do DETRAN-MT

26/07/10
Fonte: Assessoria de Imprensa
CAMILA ARRUDA

Os motoristas de ônibus do transporte coletivo da Capital, que participaram do Primeiro Curso de Capacitação, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) ficaram satisfeitos com a iniciativa da autarquia. O Detran ofereceu o curso durante toda semana passada (19 a 22) com objetivo despertar a prática da direção defensiva e o comportamento cordial no trânsito por parte desses profissionais.
Rita de Jesus, 38, profissional da área há cinco canos, ficou motivada com o curso. “Foi um aprimoramento e uma forma de reforçar tudo que já aprendemos em nossa profissão, mais que com o tempo acabamos deixando de lado. O curso foi uma maneira de reaprender o que já sabia”, brinca a motorista.
82 motoristas participaram do curso, que teve a duração de 15 horas. No decorrer das aulas os condutores aprenderam através de vídeos, fotos e textos como devem se comportar no trânsito, e, além disso, receberam instruções sobre relacionamento interpessoal.
“Este curso me fez repensar algumas atitudes no trânsito e também com as pessoas que fazem uso do ônibus”, conta José Sebastião da Silva, 45.
Para a Técnica do Serviço de Trânsito do Detran, Juliana do Carmo, que também ministrou as aulas, o curso foi uma maneira de fazer com que os motoristas repensassem as atitudes do dia-a-dia. “O objetivo foi proporcionar uma formação continuada para que o profissional pudesse relembrar e compreender a importância da direção defensiva e do equilíbrio nas relações interpessoais no trânsito”, disse.
Além de Juliana, a psicóloga Isabel Figueiredo também participou das aulas dando auxilio psicológico e dicas no relacionamento com pessoas. Ao final do curso, todos os motoristas que participaram receberam certificado.
Motorista de ônibus há seis anos, Erdinei Fransisco, 38, diz que o curso foi uma forma de recordar as normas e condutas de trânsito. “Esse curso veio para acrescentar mais conhecimento a nossa profissão e fazer com que nós recordássemos o que esquecemos com o passar do tempo e com o estresse do próprio trabalho”, concluiu.
O Detran-MT realiza cursos de capacitação de motoristas há quase dois anos. Já participaram desta iniciativa condutores de transporte de emergência (170), motoristas especializados em transporte escolar (80), condutores de motolâncias (30) e condutores da Assembléia Legislativa de MT (80). O Detran também capacita professores do ensino fundamental de escolas publicas e privadas para trabalharem a temática trânsito de forma transversalizada dentro das disciplinas. Mais de 400 já receberam treinamento em todo o estado.

Fonte: Detram-MT
http://www.detran.mt.gov.br/noticias/1769/motoristas-de-onibus-da-capital-aprovam-curso-de-capacitacao-do-detran-mt

Um comentário:

  1. Discurso elitista com o propósito de expor um perfeito empenho do estado para com a qualificação do operador (motoristas), esquecem-se que a má remuneração , a exploração exacerbada das cargas horárias, bem como uma péssima manutenção dos veículos, influenciam no emocional, psicológico e consequentemente em uma operação inadequada pelos motoristas de coletivos.

    ResponderExcluir