Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O novo sistema integrado de transportes coletivos entrou em vigor em Rio Grande no último dia 17 de julho

População se mobiliza contra a integração do transporte urbano
Deyver Dias/JA

O novo sistema integrado de transportes coletivos entrou em vigor em Rio Grande no último dia 17 de julho. No sábado, 24, a integração tarifária entrou em sua segunda semana de funcionamento com os usuários de ônibus descontentes com a novidade. Neste sentido, a professora Maria Aparecida Dias Vieira, que havia levado um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas de pessoas insatisfeitas ao Ministério Público na última quarta-feira, 21, organizou uma mobilização que deverá reunir usuários do transporte coletivo em um protesto em frente à Câmara Municipal às 14h desta segunda-feira.

A empregada doméstica, Sandra Mara Braga, que estava atrasada para o trabalho, à espera de um ônibus da linha Buarque de Macedo, na manhã de sábado, disse que fará parte do manifesto. “Está muito mal organizado o sistema, antes eu pegava um ônibus direto, agora tenho que sair de casa meia hora antes para fazer a integração. Isso em dia de semana, no fim de semana é pior ainda”, relatou a trabalhadora que pega diariamente o ônibus na Barra e faz a integração na Praça Tamandaré para pegar a linha Buarque de Macedo. Contudo, a maior preocupação é com o filho de 10 anos, que voltará às aulas no dia dois de agosto, na escola Nossa Senhora Medianeira, situada na rua Buarque de Macedo.
O mesmo acontece com o vigilante Alexandro Monteiro Soares que trabalha na Barra. “Piorou porque antes eu pegava um ônibus só e agora tenho que pegar dois, e por isso tenho que sair bem mais cedo de casa”, afirmou. O eletricista Túlio Pereira, que mora na Vila da Quinta, também estava descontente. “A Quinta sempre foi esquecida, sempre leva uma hora para vir o ônibus, principalmente nos finais de semana”, desabafou. Segundo ele, é impossível ir da Vila da Quinta ao centro do Rio Grande, em transporte coletivo, em menos de uma hora.
A dona de casa Andréia Salazarte disse que não utiliza o transporte coletivo para ir trabalhar, mas percebeu, neste sábado, quando esperava um ônibus no centro, que o pessoal estava meio perdido com relação às linhas e aos horários. “Acho que poderia haver painéis informativos nas estações ou algo assim”, constatou. Ontem, a reportagem do Agora tentou entrar em contato com o secretário de Segurança, Transporte e do Trânsito, Enoc Guimarães, para falar sobre o assunto, mas não obteve sucesso.
As operadoras de sistema de informação eletrônico instalado junto à Praça Tamandaré, contratadas pela Secretaria Municipal de Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT), Gabrielle Monteiro e Letícia Malespinhas, disseram que o equipamento possibilita ao usuário pesquisar sobre horários e rotas dos ônibus e linhas de integração, além disso, a estrutura permite que a pessoa imprima a consulta. No entanto, Grabrielle revelou que o serviço ainda não está sendo muito requisitado.
O sistema foi implantado na última quinta-feira, 22, e funciona, das 7h30min às 19h30min, nos dias úteis e, até as 14h, nos feriados e finais de semana.
Tatiane Fernandes

Rio Grande, 29 de Julho de 2010

Fonte: Jornal Agora

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=84566

Nenhum comentário:

Postar um comentário