Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Aposta na inteligência do transporte de passageiros

21/03/2012 | 09h38

Transdata investe na difusão da bilhetagem eletrônica, identificação biométrica e GPS





Redação AB 

O diretor comercial da Transdata, Devanir Magrini, colocou a empresa de Campinas, SP, na rota de tecnologias que só eram viáveis nas regiões mais ricas do País e agora estão presentes no dia a dia dos usuários do transporte coletivo de diversos estados. Recentemente, cidades como Camaçari (BA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Natal (RN), Ilhabela e Boituva (SP) adquiriram sistemas que aumentam a comodidade e a segurança dos passageiros, além de proporcionar mais agilidade e eficiência ao serviço público. 

Os ônibus dessas cidades terão o bilhete eletrônico, reduzindo a circulação de dinheiro nos veículos e o risco de assaltos, além de aumentar a agilidade no embarque e desembarque. Outra novidade é a biometria digital, que identifica, com um toque do dedo no aparelho, se o usuário do transporte é o titular do cartão eletrônico, impedindo clonagens ou falsificações (adotado em cinco cidades, exceto Ilhabela). A tecnologia permite controlar gratuidades para idosos e estudantes que utilizam o transporte público. 

Com a implantação da bilhetagem eletrônica, Thiago Caliman, diretor operacional da Transportes Caliman, já comprou seis ônibus novos. Ele afirma que há alguns meses a família chegou a pensar em vender a empresa, em razão de dificuldades com as falsificações de bilhetes, mas houve mudança de planos com a nova sistemática. 

“Em um mês aumentamos em 38% a receita nos ônibus com usuários pagantes e em 98,72% o faturamento no posto de venda, com cartão eletrônico comum e escolar. E há ainda a compra de créditos via web, que foi bem significativa”, explicou. 

Boituva e Ilhabela também terão o Sistema de Gestão Inteligente de Transporte. Por meio da localização por satélite (GPS), as empresas operadoras podem identificar, em tempo real e remotamente, se os veículos estão cumprindo o horário e o trajeto programado, entre outras funcionalidades. Os sistemas implantados pela Transdata já estão nos ônibus de 150 municípios brasileiros e também na Argentina e Colômbia. 

Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário