Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 6 de março de 2012

Avenida Presidente Vargas, no Rio, ganha faixa preferencial para ônibus

 








BRS começa a funcionar nesta terça-feira (6), na pista central da avenida.

Centro tem corredor viário na Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco.

 

Os motoristas que seguem em direção ao Centro do Rio, nesta terça-feira (6), devem redobrar a atenção, principalmente na pista central da Avenida Presidente Vargas, onde estão sendo implantadas as faixas preferenciais para ônibus, conhecidas como BRS. O corredor viário vai ocupar a avenida em toda a sua extensão, da descida do Trevo das Forças Armadas à Candelária.
Pela pista central da Avenida Presidente Vargas vão circular 187 linhas de ônibus, que agora são divididos em pontos de paradas organizados da seguinte forma, segundo a Secretaria municipal de Transportes: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4, BRS 5 e um exclusivo para as linhas intermunicipais. Confira a lista completa das linhas de ônibus do novo BRS (PDF).
“Todo BRS tem uma implantação difícil e esses do Centro são muito complexos. Foi complexo na Avenida Rio Branco, foi complexo na Rua Primeiro de Março, ajustamos e agora chegamos à Avenida Presidente Vargas. Temos várias dificuldades para superar, mas acreditamos que vai funcionar como funcionou bem os outros”, afirmou Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes do Rio.
Segundo Sansão, as regras do BRS da Avenida Presidente Vargas são as mesmas. “As faixas da direita são para os ônibus e as outras para os demais veículos. Os táxis e as vans não podem parar nessas faixas dos ônibus. Mas, ao contrário dos outros BRS, no sábado, o da Presidente Vargas não vai funcionar em função do Saara”, explicou Sansão. As multas para quem desrespeitar as novas faixas serão aplicadas somente a partir da próxima semana.
Ao todo foram implantados 17 pontos de ônibus nos dois sentidos da pista central. Por causa da implantação do BRS da Presidente Vargas, 25 linhas de ônibus tiveram os trajetos modificados.
A partir desta terça, a exemplo do que já ocorre na Avenida Rio Branco e na Rua Primeiro de Março, além dos ônibus, poderão circular pelas faixas azuis somente táxis que estejam com passageiros. Mas o embarque e desembarque de passageiros dos táxis só podem ser realizados nas pistas laterais da avenida.
Redução na frota
Para facilitar o tráfego, a prefeitura determinou uma redução da ordem de 15% da frota de ônibus. Com isso, segundo o secretário Alexandre Sansão, a velocidade operacional dos coletivos deverá aumentar.
Como nos outros corredores implantados na cidade (Copacabana, Barata Ribeiro eLeblon/Ipanema, na Zona Sul, e Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco, no Centro), o BRS Presidente Vargas funciona nos dias úteis, das 6h à 21h. As pistas ficam livres aos sábados, domingos e feriados.
Com a implantação do BRS Presidente Vargas, a cidade passa a contar com 24 km de corredores preferenciais para o transporte público. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o corredor nas pistas laterais da avenida será implantado numa fase posterior, em data ainda não definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário