Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Condutores saem às ruas após 130 dias de treinos

Alguns dos ônibus de treinamento de motoristas


A Viação Piracicabana informa que todos os condutores são treinados antes de iniciar a jornada em uma determinada linha. Os trabalhadores novos são submetidos a um processo que dura cerca de 130 dias antes de serem classificados como motoristas de ônibus convencional.

Nesse período, eles passam pela manobra, módulo escola (com treinamento teórico e prático) e transporte de micro-ônibus, até assumirem a linha de um coletivo.

A concessionária revela que são tomadas ações pontuais com relação às principais reclamações, que são encaminhadas aos departamentos responsáveis. Todos os atendimentos são registrados e os clientes recebem um retorno em um prazo de cinco dias úteis.



Caso isolado

O prefeito João Paulo Papa ficou bastante surpreso ao saber, por meio deA Tribuna, que alguns condutores das linhas municipais desconhecem os itinerários, segundo relatos dos usuários. Ele classifica tais episódios como “pontuais”.

“Pela experiência na área de transporte que tenho, acho pouco provável que isso esteja ocorrendo. É a primeira vez que recebo esse tipo de queixa ao longo desses anos atuando na Prefeitura”, frisa ele, que já presidiu a CET-Santos.

Apesar do posicionamento, Papa afirma que vai apurar o fato relatado pela Reportagem. “Eventualmente, os motoristas podem se enganar, como o profissional de qualquer área. Vou levantar essas informações”, afirma.

Sem resposta

A Viação Piracicabana não quis repassar algumas informações importantes, como os principais motivos de afastamento e aposentadoria por invalidez dos motoristas e se a empresa, realmente, enfrenta dificuldades para contratar pessoas nesta função. A Viação não confirma o total de afastados.

Fiscalização

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que regula o transporte intermunicipal na região, alega que realiza uma fiscalização do serviço por meio de ações permanentes. Já o monitoramento das condições dos funcionários é responsabilidade da Gerência Regional do Trabalho e Emprego e do sindicato da categoria.

O órgão explica que sempre reforça às empresas a necessidade de cursos de treinamento. Em parceria com a Secretaria de Estado das Relações de Trabalho, a EMTU desenvolve um amplo programa de treinamento de motoristas para o início do segundo semestre.


Texto: Sandro Thader (A Tribuna)
Foto de João Manoel da Silva (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário