Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Manaus - Entrega de mais ônibus novos anunciada para a cidade

16/03/2012 | 10h58



Foto: Márcio James

Entrega de mais ônibus novos anunciada para a cidade
Ônibus articulados serão entregues neste domingo 
pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transporte Urbano – SMTU, anuncia a apresentação de 366 ônibus novos, dos quais 241 convencionais e 110 articulados e 15 transporta que já estão em Manaus.

“Nesses últimos quatro meses, as empresas compraram muito mais ônibus que os 858 estipulados no Edital de Licitação. Nosso sistema registra que já estão rodando nas ruas da cidade 753 veículos e outros 127 aguardam documentação para trafegar, perfazendo um total de 880”, 22 veículos a mais, do que o licitado”, detalha Marcos Cavalcante, superintendente da SMTU.

Os 366 veículos serão apresentados à população no Domingo, ás 10 horas na Avenida das Torres. Essa é a terceira grande entrega de ônibus realizada pela Prefeitura de Manaus. “Mais ônibus estão previstos para chegar e vamos ultrapassar a marca dos 900 ônibus novos nas ruas”acredita Marcos. 

Com a atual frota renovada a cidade é servida por 1.728 ônibus, dos quais 1.513 são convencionais, 178 são articulados, 12 microônibus e 25 transporta. 

Fabricar e trazer para Manaus esse número de veículos exigiu uma logística complexa. Os veículos convencionais, menores e mais ágeis, conseguiram chegar a Manaus em 15 dias depois de enfrentar estradas e balsas. Já os articulados que viajam a no máximo 40 quilômetros por hora e o tempo de viagem é de 45 dias.

Por outro lado, fabricar mais de 800 ônibus para uma única cidade requer confiança na capacidade dos empresários de cumprirem com o custo desse processo. “A ida do prefeito Amazonino Mendes ás fábricas no Sul do país gerou confiança e graças a isto, Manaus hoje tem a frota de ônibus mais nova do país”, assegura Marcos Cavalcante.

A nova frota de ônibus de Manaus vem ao encontro do que estabelece a Lei de Mobilidade Urbana, aprovada no início deste mês depois de 30 anos de discussões. Em suas diretrizes está a equidade dos cidadãos ao transporte coletivo. “As cidades sedes da Copa do Mundo serão as primeiras a implantar infraestrutura de transporte, destinado a garantir a mobilidade de milhões de pessoas. É para isto que a SMTU está trabalhando em conjunto com várias secretarias. Em pouco tempo, teremos mudanças importantes para a cidade de Manaus”, prevê o superintendente da SMTU.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário