Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 3 de março de 2012

No Rio, BRS chega a pista central da Av. Presidente Vargas no dia 6 de março

As faixas preferenciais para ônibus, conhecidas como BRS, avançam no Centro. No próximo dia 6 de março, uma terça-feira, será implantado o da Av. Presidente Vargas, o principal corredor de acesso a região central. Inicialmente, o corredor funcionará exclusivamente nas pistas centrais, em toda a sua extensão, ou seja, no trecho entre a descida do Trevo das Forças Armadas e a Candelária.

"Com mais este BRS, a cidade passa a contar com 24km de corredores preferenciais para transporte público", apontou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A partir desta data, 187 linhas circularão pelo corredor de 3,5 km de extensão por sentido e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4, BRS 5. Além disso, haverá um ponto exclusivo para as linhas intermunicipais.
A redução da frota determinada pela Prefeitura, em torno de 15%, aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, 25 linhas terão os trajetos modificados. Haverá 17 pontos seletivados por sentido ao longo da Presidente Vargas. A implantação do corredor nas pistas laterais ocorrerá numa fase posterior.

Normas de Circulação
Ônibus podem circular na faixa azul das pistas centrais por toda a sua extensão. Já os táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis das pistas centrais ou fora delas, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque de passageiros, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.

A via expressa funciona dessa forma entre 6h e 21h nos dias úteis. Já aos sábados, domingos e feriados, o trânsito no local é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário