Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 17 de março de 2012

Bertioga ganha novos ônibus adaptados (01/12)

Janeiro/2012
 2012 Ano Novo, mais 4 ônibus novos de presente 
para os moradores de Bertioga.
Os munícipes de Bertioga ganharam de presente, na quarta-feira (19/01), mais quatro novos ônibus totalmente adaptados aos portadores de necessidades especiais. A entrega aconteceu em frente ao Paço Municipal de Bertioga, às 11 horas.
Nos últimos 24 meses, a empresa renovou a sua frota com a entrega de 32 novos ônibus adaptados ao transporte coletivo municipal. Com a aquisição desses veículos a idade média da frota passa a ser de dois anos, o que representa mais conforto e segurança ao cliente.
Segundo o Estudo Mobilize 2011, do portal Mobilize Brasil, Curitiba (PR) tem o percentual de 92% da frota acessível; Belo Horizonte (MG) tem 70%; Rio de Janeiro (RJ) com 60% e São Paulo tem 44% dos ônibus acessíveis. Esses números têm como base o mês de novembro de 2011, conforme gráfico abaixo.
 

A Viação Bertioga sabe da importância do serviço de transporte para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Em razão disso, desde Outubro de 2009, toda frota urbana de ônibus é 100% adaptada, tornando Bertioga a primeira cidade do país a atender a Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida. A legislação brasileira exige que até 2014 toda frota do país seja adaptada.
O município de Bertioga, também foi o primeiro do país a contar com sistema de transporte urbano de passageiros 100% monitorado com câmeras de segurança, e também o primeiro no serviço de bilhetagem eletrônica na Baixada Santista (implantado desde maio de 1999). Todo esse investimento em tecnologia e acessibilidade comprova o comprometimento da Viação Bertioga com os seus clientes.
Acessibilidade  Todos os motoristas da empresa estão treinados para atender as pessoas portadoras de necessidades especiais, inclusive na subida e na descida do elevador. Os ônibus possuem boxes com cintos de segurança para as cadeiras de rodas e o seu ocupante. Existem ainda, poltronas reservadas a gestantes, idosos e deficientes que são diferenciadas em relação às demais.
Tecnologia Além da mais avançada tecnologia em chassis e carroceria, a Viação Bertioga adquiriu os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade e controle de partida automático (que bloqueia as portas se o veículo estiver em movimento), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.
A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas oferecem uma maior durabilidade e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de serem ecologicamente corretas.
Qualidade do ar  No dia 1º de janeiro completou um ano que os veículos da frota da Viação Bertioga são abastecidos com o Diesel S-50 (50 partículas de enxofre por grama no ar), atendendo a Resolução nº 43/2008 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em algumas regiões do Brasil, é utilizado o diesel S-1800 (1800 partículas de enxofre por grama no ar).
O diesel S-50 tem 90% a menos de enxofre em sua composição. Este novo combustível traz benefícios ambientais contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos.

Motor eletrônico O conceito ecológico está evidenciado no motor dos ônibus, que reduz em 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional. Todos os novos e modernos veículos são dotados de motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico”.

Serviço A empresa atende ao município de Bertioga com seis linhas urbanas: 01, 02, 03, 04, 07 e 08. Todas as linhas têm os seus itinerários e horários estabelecidos pela Comissão de Estudos e Análises do Transporte Urbano, da Prefeitura Municipal de Bertioga.

Serviço de Atendimento ao Cliente – a Viação Bertioga mantém a linha 3344-3004 para atender os usuários, de segunda a sábado, das 7 horas às 19 horas.

Conheça a Viação Bertioga:


Nenhum comentário:

Postar um comentário