Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Belo Horizonte - Primeiro ônibus movido 100% a gás natural passa por teste em BH e Região Metropolitana

Publicado em 24/10/2012 17:47:04




O primeiro ônibus movido 100% a gás natural, o Eurorider, vai começar a circular pelas ruas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana da capital na próxima segunda-feira, dia 29. Em fase de experimentação, o veículo será responsável pela linha 1280, que realiza o itinerário Lindeia – Via Cidade Industrial – Belo Horizonte. Desenvolvido na Europa, o modelo, além de ser mais silencioso, em comparação a um veículo a diesel, reduz em 96% a emissão de compostos poluentes e em 22% a emissão de gás carbônico. A iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, é uma parceria entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Secretaria de Estado de Transporte e Obras (Setop), a montadora Iveco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram). 


Com capacidade para levar 42 passageiros sentados e outros 35 em pé, além do motorista e do trocador, o veículo funcionará por seis meses em caráter de teste. Caso os resultados sejam satisfatórios, as concessionárias de transporte público, aos poucos, irão adaptar o sistema à frota da cidade. A expectativa começa pela redução de custo operacional, que pode variar de 10% a 30%, o que futuramente também pode ser revertido na queda das tarifas de transporte. Os veículos a gás natural também apresentam um nível de ruído de 6 decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de motores a diesel. Essas informações foram baseadas em países onde o sistema foi adotado, como França, Itália, Inglaterra, Venezuela e Argentina. 


O meio ambiente terá ganhos ainda mais expressivos. O Eurorider reduz em 95% a emissão de óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e reduz em 99% a emissão de material particulado, um conjunto de poluentes constituídos por poeiras, fumaças e todo o tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera. E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre.

De acordo com o presidente da Gasmig, João Vilhena, a proposta é inovadora e não deixa de ser uma medida que chama atenção para as fontes de energia alternativa. “São grandes os esforços para reduzir a dependência do petróleo e este é um exemplo ousado de que é possível utilizarmos fontes de energia menos agressivas ao meio ambiente”, destacou. Para o governador Antonio Anastasia, a tecnologia é instigante, já que permite o uso de um combustível fundamentalmente mineiro (lembrando que a exploração de gás na bacia do Rio São Francisco se encontra em etapa avançada) e trará mais conforto e qualidade de vida para a população. “Todos os dados são positivos nesse experimento. Vamos trabalhar para que esse protótipo seja bem recebido e economicamente viável para que sua frota se estenda”, disse.

A cerimônia do convênio foi realizada na manhã de ontem, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, na região Norte da capital. Além da presença do govenador do estado e do presidente da Gasmig, o evento contou com a participação do prefeito Marcio Lacerda, do presidente da Iveco, Marco Mazzu, do secretario de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, e do secretário extraordinário para Coordenação de Investimentos e ex-presidente da Gasmig, Fuad Noman.

O ônibus

O Eurorider é um ônibus urbano, 4x2, movido a Gás Natural Veicular (GNV), com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa. Cerca de 3 mil ônibus já circulam nas cidades europeias e a montadora já comercializou mais de 12 mil unidades em diversos países. 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Um comentário:

  1. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir