Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Campinas - Intercambistas da Unicamp passeiam pelas 10 maravilhas de Campinas

29/10/2012 - 15:16

Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan
Créditos: Carlos Bassan


Du Badaró

Um grupo de 40 estudantes intercambistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conheceu nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, um pouco mais de da história de Campinas. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio do Departamento de Turismo (Detur), em parceria com o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), e a Coordenadoria de Relações Internacionais (CORI) da Unicamp, o projeto “Unicampinas” visa apresentar aos estudantes de programas de intercâmbio as belezas naturais e a história da cidade.

 O percurso percorrido pelos estudantes foi o do roteiro “10 Maravilhas - Campinas” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – Departamento de Turismo (Detur), que aborda diferentes aspectos históricos, turísticos e ecológicos do município.

Os estudantes saíram do campus da Unicamp em direção à Área de Preservação Ambiental (APA) e centros históricos dos distritos de Sousas e de Joaquim Egídio. Em seguida passaram pelo centro histórico de Campinas, Bosque dos Jequitibás, Santa Casa de Misericórdia, marco zero, Mercado Municipal, Colégio Culto a Ciência, Escola de Cadetes e Instituto Agronômico.

Leonardo Davine Dantas, coordenador de Relações Internacionais da Unicamp afirmou que “o passeio pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade foi uma oportunidade de interação e integração entre estudantes estrangeiros e brasileiros. O passeio garantiu aos intercambistas não só lazer, mas conhecimento. Assim, a “Cidade das Andorinhas” deixou de ser um mistério, muito além dos limites de Barão Geraldo, e concretizou-se em história.

A coordenadora do SAE, Magda Costa Amorin, disse que a aceitação por parte dos alunos foi excelente, “eles ficaram entusiasmados com essa oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade e mostraram-se muito interessados, especialmente pelos aspectos naturais. Em determinado ponto eles perguntaram sobre a Copa do Mundo, explicamos que Campinas não sediaria nenhum jogo, mas mesmo assim acabamos fazendo um desvio do percurso para mostrar os estádios Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro, ” disse Magda.

A peruana, aluna de mestrado em Engenharia Elétrica, Marina Gabriela Perez Paredes, disse: "gostei muito do passeio principalmente da paisagem de Sousas. Gostaria de voltar em outro passeio e ficar umas horas no Bosque dos Jequitibás", conclui Marina.

O grupo era composto de estudantes argentinos, peruanos, guatemaltecos, mexicanos, uruguaios, chilenos, colombianos, italianos, poloneses, franceses, portugueses, espanhóis, alemães e belgas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário