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terça-feira, 9 de outubro de 2012

MAN apresenta nova linha Volksbus em evento


Atenta às tendências da mobilidade urbana do Brasil, a MAN Latin America destacou em seu estande na 9ª edição de FetransRio, no Rio de Janeiro, o novo integrante da família Volksbus, o chassi 17.260 OD. A empresa expôs também o ônibus híbrido MAN Lion´s City, modelo importado da Alemanha. Disponível na Europa, este ônibus já foi apresentado pela MAN na Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU),  realizado em junho deste ano também no Rio de Janeiro.
Segundo a montadora, o chassi 17.260 OD é o único com motor dianteiro de seis cilindros do mercado que não necessita de Arla 32. É que o propulsor MAN DO8, com seis cilindros e 260 cvde potência, utiliza o sistema EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) de póstratamento de emissões que dispensa o uso da ureia. Esta tecnologia, que atende à norma Euro 5 do Proconve P7, só é utilizada no mercado brasileiro pela MAN. “Para atendermos à legislação, não bastaria trabalharmos apenas na mudança de motores da linha Volksbus. Fomos além, e desenvolvemos uma linha totalmente renovada, com uma série de evoluções tecnológicas que agregam ainda mais valor à família Volksbus”, afirmou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Outra característica que a montadora destaca neste novo chassi VW 17.260 OD é o sistema de freio motor EVB (Exhaust Valve Brake), que proporciona maior poder de frenagem, garantindo segurança e redução nos custos de manutenção.
Segundo a MAN, o novo VW 17.260 OD é uma excelente opção para os frotistas em um mercado cada vez mais competitivo. A motorização favorece o uso deste veículo em operações de fretamento, pois a grande maioria dos ônibus é equipada com sistema de ar-condicionado e outros recursos que utilizam parte da potência do motor. O veículo também pode ser utilizado em operações urbanas para o transporte de uma grande quantidade de passageiros, em vias com más condições e em locais com topografia acidentada, que exigem mais potência e torque elevado do motor.
Híbrido – Ao lado do novo chassi a montadora exibe também o ônibus híbrido Lion’s City, que já está sendo operado em várias cidades europeias como serviço regular.  Para a partida utiliza somente energia elétrica, o que elimina a produção de fumaça e diminui o barulho. Segundo a MAN, a tecnologia do Lion’s City híbrido marca um grande passo na proteção ambiental, uma vez que vem equipado com uma série de itens que colaboram para uma menor emissão de poluentes. Seu motor, por exemplo, é capaz de economizar cerca de 10 mil litros de diesel, com isso a produção de CO2 é reduzida em até 26 toneladas no período de um ano.
Enquanto nos ônibus convencionais a energia de frenagem é transformada em calor, este modelo híbrido economiza essa energia em ultracapacitadores e ganha energia de propulsão para seus dois motores de tração elétrica. Os consumidores de energia secundários, como o ar-condicionado, são operados eletricamente e alimentados pelo sistema de armazenamento de energia no teto do veículo.
Na parada, o ônibus híbrido não tem emissões de gás de escape e, portanto, pode começar a marcha de maneira elétrica com muito pouco ruído. Esse pacote de tecnologia, segundo a MAN, torna o Lion’s City híbrido a escolha mais eficiente em emissões de CO2 e a melhor opção tecnológica para o tráfego urbano.
A MAN destaca também que o Lion’s  City híbrido possui um sistema de “gestão de energia inteligente”, que desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado e o liga novamente apenas quando for necessário, emitindo assim, menos poluentes.
A energia elétrica é gerada com a frenagem do veículo e utilizada na partida, a partir do mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. Com os estudos sobre mais esse veículo de baixo carbono, a montadora amplia o seu portfólio de veículos sustentáveis e se prepara para o futuro do transporte.

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