Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mercedes Benz lança microônibus LO 916 na FetransRio

Publicado em 03 de outubro de 2012



  • Com um novo posicionamento para o assento do motorista e maior PBT, 
  • o LO 916 possibilita a montagem de carroçarias com maior quantidade 
  • de assentos para passageiros
  • Novo chassi de microônibus destaca-se pela exclusiva tecnologia BlueTec 5 
  • e pelo motor mais potente, econômico e ecológico, com maiores intervalos 
  • de troca de óleo, reduzindo o custo operacional
  • LO 916 foi concebido e desenvolvido para o transporte urbano e rodoviário 
  • de passageiros, além da aplicação escolar, fretamento e turismo
  • Elevada robustez e resistência resultam em maior durabilidade do veículo

O lançamento do chassi LO 916 para microônibus é uma das grandes atrações da Mercedes-Benz na FetransRio, um dos principais eventos do segmento de ônibus no Brasil, que será realizado, entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.
O LO 916 é um veículo totalmente novo, que foi concebido e desenvolvido especificamente para o transporte de passageiros, tanto urbano, quanto rodoviário. Graças a sua versatilidade de aplicação, esse microônibus é indicado também para transporte escolar, fretamento e turismo.
"Atenta às novas demandas das empresas de transporte e dos órgãos gestores, a Mercedes-Benz aprimorou seu chassi de microônibus. Além da avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e amigáveis com o meio ambiente, o LO 916 oferece maior capacidade de transporte de passageiros, graças à localização mais avançada do posto do motorista e maior PBT", diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing Ônibus. "A essas vantagens somam-se ainda atributos consagrados dos chassis Mercedes-Benz, como reduzido custo operacional, robustez e resistência para encarar o trabalho pesado".

Novo PBT possibilita maior capacidade de transporte

Com peso bruto total – PBT de 9.400 kg e a localização mais avançada do posto do motorista no chassi, o LO 916 permite a montagem de carroçarias de microônibus com maior número de assentos. São duas opções de distância entreeixos, de 4,5 e 4,8 metros, podendo receber, respectivamente, carroçarias de até 8 e de até 9,1 m de comprimento, com uma ou duas portas e largura entre 2,20 e 2,35 m.
No transporte urbano de passageiros, o LO 916 leva até 31 pessoas sentadas, no modelo equipado com uma porta, ou 24 pessoas sentadas, na versão com duas portas. No transporte rodoviário, permite a configuração de 31 lugares e no escolar, de 38 assentos, além do motorista.

BlueTec 5: motores mais potentes, econômicos e ecológicos

Assim como toda a linha de chassis de ônibus 2012 da Mercedes-Benz, o LO 916 recebe a exclusiva tecnologia BlueTec 5. Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo à legislação PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção. Assegura excelente desempenho, eficácia e confiabilidade, além de maior durabilidade.
O motor OM 924 LA oferece maior potência e maior torque em baixas rotações. Trata-se do maior torque da categoria: 59 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm, com potência de 156 cv a 2.200 rpm.

Elevado conforto para o motorista e os passageiros

Os chassis Mercedes-Benz para microônibus são consagrados no mercado pela melhor posição para o condutor do veículo. Graças à localização do motor e do eixo dianteiro, o motorista fica confortavelmente posicionado em relação à porta de entrada, o que resulta em melhor ergonomia, com mais comodidade para a cobrança de passagens e facilidade de acesso ao posto de comando, além de excelente visibilidade.
Os passageiros também são beneficiados pela disposição do motor e da porta de entrada, desfrutando de ampla área de acesso, o que agiliza e facilita o embarque e desembarque, bem como o acesso ao corredor central. Os usuários contam com um salão maior e com reduzido índice de ruído interno. Há também mais espaço para a instalação da catraca.
Importante novidade do LO 916 é a trambulação a cabo, com alavanca de câmbio no painel. Além de propiciar maior conforto de acionamento para o motorista, este sistema facilita o encarroçamento e melhora o isolamento termoacústico no interior do microônibus.

Padrão superior de segurança

No que se refere à segurança, o LO 916 oferece o elevado padrão de qualidade típico de um Mercedes-Benz. Os freios a tambor foram aprimorados, visando um desempenho similar ao dos freios a disco, disponíveis como opcionais. Este sistema foi concebido para atuar em situações severas, como as do transporte urbano de passageiros, caracterizado por constantes paradas.
Opcionalmente, o LO 916 pode receber o freio-motor auxiliar Top Brake, exclusividade da marca. Este sistema assegura uma potência adicional de frenagem de 30%, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Além disso, permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Entre os opcionais do veículo inclui-se ainda o ALB, válvula sensível à carga que impede o bloqueio das rodas por meio do princípio “menos peso, menor pressão”. Dessa forma, o sistema ALB eleva o nível de segurança do veículo, especialmente durante as frenagens de emergência.

Robustez, resistência e longa durabilidade

Os chassis de ônibus da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado também por sua elevada robustez e resistência, assegurando assim maior durabilidade e longa vida útil ao veículo.
O LO 916 recebeu novo modelo de longarinas com perfil reto, o que facilita notavelmente a montagem da carroçaria, demandando menor tempo de encarroçamento. O conjunto de suspensão – com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras na dianteira e na traseira – é igualmente novo para este modelo de microônibus, proporcionando maior conforto e estabilidade.
Os eixos dianteiros e traseiros são da própria marca Mercedes-Benz. A eles juntam-se o câmbio ZF de 5 marchas – de fácil engate – e a direção hidráulica ZF, que demanda menor esforço para manobras.

Novo painel de instrumentos e linha CAN

Mais moderno, prático e funcional, o novo painel de instrumentos é outro destaque do LO 916. Ele propicia melhor visualização dos instrumentos e facilita a operação pelo motorista. Vantagem muito importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo, expresso em km/l. Além disso, agiliza a operação de manutenção com as informações dos códigos de possíveis falhas na tela do painel “Diagnose on board”.
Os chassis 2012 da Mercedes-Benz vêm equipados também com linha CAN, sistema que interliga todos os dados de gerenciamento eletrônico do veículo. Entre eles, destacam-se as informações do motor e do sistema de pós-tratamento dos gases de escape.

Novos componentes elétricos no chassi

O novo chassi para microônibus LO 916 vem equipado com os seguintes itens: - chave geral de corte de energia e fusíveis de proteção, que garantem ainda mais segurança ao sistema elétrico; - tomada elétrica para reboque (item de série), que assegura maior confiabilidade na aplicação; - pedal do acelerador habilitado para montagem de sistema de bloqueio de portas, descartando a necessidade de sistemas auxiliares (ex. Anjo da guarda).
Destaque ainda para o novo volante, de melhor empunhadura, que proporciona maior conforto e praticidade para o dia a dia de trabalho do motorista.
Fonte: Mercedes Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário