Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ouro Verde com Comil novo e Guarulhos renova frota

Publicado em  

onibus
Viação Ouro Verde vai operar em Campinas e Sumaré, no Interior de São Paulo, 
com um novo modelo de ônibus articulado que segue as exigências de operação 
de corredores modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit. Veículo da Comil traz 
inovações de design, conforto e segurança. 
Foto: Fermino Kozak.

onibus
A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, recebeu nesta terça-feira, 
87 ônibus novos, o que amplia a frota municipal para 900 unidades. 
Foto: Jacques Miranda.


Guarulhos e região de Campinas recebem novos ônibus com tecnologia menos poluente
Frota da cidade da Grande São Paulo agora atinge 900 ônibus. Em Campinas e Sumaré, vão circular veículos articulados com concepção de BRT
ADAMO BAZANI – CBN
COM COLABORAÇÃO DE JACQUES MIRANDA
E FERMINO KOZAK
SUMARÉ/CAMPINAS:
A Viação Ouro Verde, pertencente ao Grupo de Belarmino de Ascenção Marta, empresário do Estado de São Paulo, recebe as primeiras unidades de um novo modelo de ônibus articulado para ampliar a oferta de lugares no sistema de transportes dos municípios de Sumaré e Campinas, no Interior de São Paulo.
Os veículos não são apenas novos por se tratarem de ônibus zero quilômetro, mas referem-se a lançamentos de mercado.
São ônibus de carroceria Comil Doppio BRT recém lançada pela empresa Comil de Erechim, no Rio Grande do Sul.
O ônibus incorpora as exigências de operação de um sistema de corredores modernos de transportes (BRT – Bus Rapid Transit), que exige mais qualidade, mas pode ser usado em vias comuns. Além de um novo design, o veículo teve o sistema de iluminação qualificado, com o uso de LED, poltronas modernizadas, com maior espaço entre elas e melhor ergonomia, elevador para portadores de deficiência na segunda porta, maior área envidraçada para a visibilidade por parte dos motoristas e passageiros e sistema de gerenciamento. A capacidade pode chegar a 170 passageiros transportados.
O Comil Doppio BRT da Viação Ouro Verde é encarroçado sobre chassi O 500 MA, da Mercedes Benz, com a tecnologia denominada pela montadora de BlueTec 5, que segue as normas de redução de emissão de poluentes em vigor desde janeiro deste ano que têm como base os parâmetros internacionais Euro V. O motor é menos poluente, considerado mais econômico e no sistema de escape, há eletronicamente a injeção de um fluido, o ARLA 32 (Agende Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial) que em contato com os gases provoca uma reação química reduzindo o nível de poluição. Deixam de ser lançados no ar, de acordo com a nova legislação, 80% de materiais particulados e 63% de óxidos de nitrogênio.
O Grupo de Belarmino deve continuar renovando a frota com os novos modelos da Comil. As empresas de serviços rodoviários, intermunicipais e fretamento do grupo também receberam modelos da encarroçadora.
GUARULHOS:

A frota de ônibus municipais de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi ampliada neste dia 16 de outubro para 900 veículos com a inclusão de 87 unidades.
Destaque para a entrega da Empresa de Ônibus Vila Galvão. Entre os 20 veículos trazidos para a empresa, o de prefixo 2225 é de tecnologia menos poluente, que segue as determinações do Proconve P 7 (fase 7 do Programa Nacional de Controle da Poluição por Veículos Automotores) com base nas normas internacionais Euro V.
Trata-se de Caio Apache Vip, chassi Mercedes Benz OF 1721 Euro V. O modelo usa o sistema de redução catalítica seletiva, pelo qual no sistema de escape do veículo é injetado um fluido a base de uréia industrial, denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo.
Os ônibus e caminhões que seguem os padrões Euro V, em vigor no Brasil desde janeiro deste ano, podem reduzir em 80% a emissão de materiais particulados e em 63% de NOx – Óxidos de Nitrogênio.
Com a injeção do ARLA nos gases de escape, há uma reação química pela qual no lugar dos poluentes é liberado nitrogênio puro.

onibus
Ônibus Comil Doppio BRT da Viação Ouro Verde já é encarroçado 
sobre chassi da Mercedes Benz que segue a nova legislação de 
redução de poluentes com base nas normas internacionais Euro V. 
Além de operações mais limpas, consumo e ruído do novo modelo 
são menores. 
Foto: Fermino Kozak

onibus
Entre os veículos novos apresentados à população, destaque para o ônibus 
número 2225, modelo Caio Apache Vip, Mercedes Benz OF 1721, da 
Empresa Vila Galvão. Ônibus já segue as determinações de redução à emissão 
de poluentes com base nas normas internacionais Euro V, que podem, 
por exemplo, diminuir em 80% o lançamento na atmosfera de materiais particulados. 
Foto: Jacques Miranda.

O diesel usado nos ônibus e caminhões de padrão Euro V é menos poluente também. Denominado de S 50, com 50 partes de enxofre por milhão, é considerado mais limpo que o Diesel S 500 que tem sido substituído aos poucos. O S 50 é mais usado atualmente em frotas de ônibus urbanos em regiões metropolitanas.
A partir do ano que vem, a Petrobrás deve introduzir o Diesel S 10, ainda menos poluente.
O diretor da Empresa de Ônibus Vila Galvão, José Roberto Yasbek Felício, revelou que negocia a compra de novas unidades do padrão Euro V e que tem adaptado a garagem da companhia para armazenar o fluido ARLA 32, para ampliar a capacidade de armazenamento do Diesel S 50 bem como para seguir as novas determinações da CETESB quanto ao descarte e à coleta de resíduos e materiais particulados.
A entrega nos novos ônibus foi feita no recém inaugurado Terminal São João, que recebe diariamente cerca de 40 mil pessoas.
Os veículos já começaram a prestar serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Colaborou Jacques Miranda (Guarulhos) e Fermino Kozak (Campinas – Sumaré)

Fonte: Blog Ponto de Ônibus



Nenhum comentário:

Postar um comentário