Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 18 de novembro de 2012

Aparelho que pode facilitar acesso de cegos aos ônibus é avaliado pela BHTrans

Juliana Ferreira, do R7 MG | 18/11/2012 às 05h30

Fase de testes com os deficientes visuais em BH terminou no dia 4 de novembro
dps2000
Divulgação
O equipamento avisa ao motorista que um deficiente visual 
vai embarcar no próximo ponto


Depois de duas semanas em testes na capital mineira, o equipamento que promete facilitar o embarque de deficientes visuais na cidade em ônibus entra em período de avaliação. O Instituto São Rafael e a empresa que criou o dispositivo, a Geraes Tecnologias Assistivas, fizeram relatórios entregues ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiências (CMPPD) e BHTrans na última quarta-feira (14).
Após analisar as entrevistas com os 20 cegos que participaram dos testes e os 15 motoristas da linha 4205 (Ermelinda - Salgado Filho), que teve 100% da frota equipada com o aparelho, a BHtrans deve definir se o sistema será implementado em BH.
Uma das voluntárias para o teste, Luzia Silva, de 69 anos,  aprovou o equipamento "fácil de manusear".
— No período que pude ficar com o aparelho eu fui feliz e não sabia. Senti muita falta quando o recolheram ao final dos testes.  Ele me trouxe liberdade, independência, tranquilidade. Me deu olhos! Saio muito cedo para trabalhar e, inúmeras vezes, fico muito tempo sozinha no ponto do ônibus.
Uma reunião plenária no CMPPD, no dia 10 de dezembro, deve discutir os relatórios e ajustar os próximos passos do projeto.
Autonomia
Um novo sistema eletrônico promete facilitar a vida de deficientes visuais que enfrentam o desafio de embarcar no ônibus correto pelas ruas de Belo Horizonte. Se aprovado, o dispositivo será implantado em toda a frota de BH, composta por 3.000 veículos. Dessa forma, a cidade pode ser a primeira capital do País a oferecer autonomia aos cegos no transporte público.

O passageiro usa um aparelho transmissor do tamanho de um celular, em que cadastra as linhas de ônibus por meio de menus sonoros. Quando o usuário estiver no ponto, o transmissor emite um sinal que chega a um receptor instalado nas portas dianteiras dos veículos e avisa o motorista. No ponto, o alto-falante narra o número da linha até que o passageiro embarque.

Fonte: Portal R7 Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário