Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Curitiba - Linha Turismo funcionará às segundas a partir do dia 3

26/11/2012 13:26:00

principal

principal


A partir do dia 3 de dezembro, os ônibus double decker da Linha Turismo, que normalmente atendem apenas de terça-feira a domingo, também circularão às segundas-feiras, até a época do Carnaval, em fevereiro. Os ônibus de dois andares completam quatro anos de serviço, e foram colocados em operação em 15 de novembro de 2008.

Além de os turistas e visitantes desfrutarem do serviço durante toda a semana, os ônibus, que normalmente rodam das 9h às 17h30, com saídas regulares a cada 30 minutos defronte à Catedral Metropolitana, na praça Tiradentes, a partir do dia 3 iniciam o serviço às 8h45, realizando as duas últimas viagens às 17h45 e 18h.

A Linha Turismo, mantida pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e operada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte público, de janeiro a meados de novembro já transportou 537.476 passageiros no circuito que percorre 25 pontos de interesse turístico em cerca de duas horas e meia.

Durante todo o ano, o maior movimento foi registrado no mês de janeiro, durante as férias de verão, quando 96.459 pessoas conheceram os principais pontos turísticos de Curitiba do alto dos double deckers com capacidade para até 55 passageiros por viagem. O segundo maior movimento anual foi registrado nas férias de julho, quando os embarques somaram 65.329. 

A passagem, que dá direito a quatro reembarques durante o percurso, custa R$ 27,00.  Assim, quem faz o passeio, pode desembarcar até quatro vezes, percorrer demoradamente o ponto turístico de interesse, embarcando novamente em um dos ônibus que passam em média a cada 30 minutos pelos respectivos locais, entregando ao cobrador uma das passagens. Na parte superior da carroceria, os ônibus dispõem de uma cobertura de lona, removível, usada em dias de clima instável, permitindo passeios sem risco.

De 1º a 18 de novembro, o movimento na linha gerenciada pela Urbs foi de 40.494 turistas. Em virtude de dois feriados – Finados, dia 2, e Proclamação da República, dia 15, os embarques foram, respectivamente, de 3.879 e 7.042 pessoas nos ônibus.
Percurso – Os ônibus da Linha Turismo passam, além da região central, em mais 11 bairros da cidade, durante o percurso que privilegia a passagem por 25 diferentes pontos de interesse. 

Saindo do centro, no sentido anti-horário, os ônibus percorrem os bairros Prado Velho; Jardim Botânico;Centro Cívico; Vista Alegre; Pilarzinho; São Lourenço; Taboão, Santa Felicidade, Mercês e São Francisco, retornando à praça central ao fim do circuito.
Para melhor orientar o turista, a Urbs  informa o primeiro e último horário de passagem em cada um dos pontos descritos abaixo. Esses horários são os das tabelas normais, não incluindo a saída extra, pela manhã, às 8h45, nem as saídas com reforço, à tarde, às 17h45 e 18h.
Preço da passagem: R$ 27,00

Veja a matéria na integra no link abaixo:
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário