Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Natal - SME adquire ônibus escolar em parceria com Programa Caminho da Escola

27/11/2012 11:17


Assessoria de imprensa da SME


Uma entrega simbólica de ônibus escolar marca convênio estabelecido entre Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminho da Escola. Na manhã desta segunda-feira (26), o secretário municipal de educação, José Walter Fonseca, recebeu na Via Diesel Caminhões e Ônibus, no Distrito Industrial, em Parnamirim, a chave do 15-190 OD Ore 02, veículo específico do programa.

O ônibus em questão custou mais de R$ 214 mil, valor conquistado por meio de recursos federais e próprios, numa proporção de 90% e 10%, respectivamente. Com capacidade para até 48 alunos sentados, o veículo, a princípio, ficará a disposição das escolas para eventuais necessidades, como aulas-passeio.

Indicado, inclusive, para uso em estradas de terra, o 15-190 OD Ore 02, apresenta características especiais, como: equipamento de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa, duas lixeiras, espaços acima e redes nas costas dos assentos para acomodação do material escolar, bloqueio diferencial, chassi mais alto, balanço dianteiro e traseiro reduzidos, além, de cintos de segurança, extintor de incêndio e saídas de emergência.

Motorista da SME que recebeu treinamento no local, Francisco da Cruz disse que “o ônibus tem uma tecnologia avançada e diferente e também oferece mais segurança”. De acordo com o consultor de vendas, Paulo Toscano, a porta do ônibus não abre se ele estiver em movimento, é o chamado ‘anjo da guarda’. Ele também não acelera se a porta estiver aberta, nem liga se estiver fora de marcha ou com o freio de mão puxado. Tem também o limite de velocidade. Não pode passar de 70 km/h. “Quando se lida com crianças, todo cuidado é pouco”, afirma Paulo Toscano.  Outros 11 ônibus estão nos planos para 2013, dentre eles um com plataforma elevatória, para facilitar o acesso de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Fonte: Prefeitura de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário