Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Campinas - Licitação para o BRT já conta com comissão desenvolvedora

21/05/2013 - 15:11


Crédito: Divulgação/Emdec
Verba para corredores é de R$ 340 milhões


Um dos projetos mais importantes para Campinas, que promete ser um divisor de águas no setor de transporte público, está prestes a ser concretizado. A prefeitura criou o grupo que desenvolverá os processos licitatórios para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT – ônibus de trânsito rápido).

Estamos seguindo o cronograma estabelecido. Nos próximos dias publicaremos o edital de licitação para a elaboração do projeto básico do BRT”, observa o secretário de Transportes e presidente da (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi.

No final de abril, o decreto municipal nº 17.949 (29/04/2013) designou a Emdec como gestora dos projetos, obras e serviços relativos à implantação dos corredores Ouro Verde, Campo Grande e via perimetral.

A publicação contendo os nomes de todos os integrantes da comissão de licitação do BRT pode ser conferida na página 20 do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficia) desta terça-feira, 21 de maio.

Projeto

O BRT beneficiará cerca de 300 mil pessoas que residem nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande. Ele prevê corredores exclusivos para o deslocamento de ônibus com grande capacidade de transporte de passageiros.

No Ouro Verde, serão 14,4 km de extensão, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury), seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova.

No Campo Grande, serão 17,8km de extensão, saindo do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, seguindo pelo leito desativado do antigo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

A verba para a implantação dos corredores, no valor de cerca de R$ 340 milhões, vem do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC 2), do governo federal.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Um comentário:

  1. Os corredores vão ser muito bons!!
    Segundo o que me explicaram, o BRT de Campinas vai ser igual ao BRT TransOeste do RJ, já consigo imaginar os Viales BRTs, Megas ou Millenium BRTs circulando nos corredores Ouro Verde e Campo Grande.
    Parece que os atuais Viales BRT da itajaí nem serão utilizados nos corredores pois teria que ser feito uma série de adaptações nos veiculos pois seiria mais em vantagem gastar o dinheiro que seria usado para adaptar eles comprando veiculos novos já no padrão BRT de fabrica do que remendar os atuais.

    Os veículos aqui tambem só terão portas à esquerda sem degraus com as plataformas elevada em nivel e terão sistemas tv com imagem de nomes das paradas de som de avisos de estações, gps ligado a um sistema de monitoramento que permitirá ao usuário por meio de aplicativos para celulares saber onde o onibus está,qual esta mais proximo e quanto tempo ela vai levar para pegar voce em sua estação de transferencia, tambem segundo o secretário de transportes os veiculos contarão com ar condicionado para maior conforto aos usuários.

    ResponderExcluir