Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 25 de maio de 2013

Cartão transporte tem adesão de 93% no primeiro dia de obrigatoriedade

O balanço do primeiro dia da obrigatoriedade do uso do cartão no transporte coletivo municipal, nesta quinta (23), fechou com 93,5% de adesão dos passageiros.


O saldo reflete o sucesso da medida. Em janeiro, quando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou o fim da dupla função do motorista, 32% dos embarques eram feitos com dinheiro, ou seja, um em cada três ainda realizava o pagamento em moeda corrente diretamente ao motorista.

Após quatro meses de campanha, com criação de postos itinerantes para confecção de cartão, ampliação dos pontos de recarga e serviços via internet (www.santosonibus.com.br), a média de embarques com dinheiro, no mês de maio, caiu para 20%.

Na quinta (23), apenas 6,5% das passagens foram pagas em moeda. A maioria utilizou o sistema eletrônico (vale transporte, escolar, comum ou múltiplo) ou têm gratuidade – situações que não geram dupla função do motorista.

“Eliminar totalmente o dinheiro do ônibus implica em mudança de hábito. Apesar da situação excepcional definida pelo Termo de Ajustamento de Conduta, de que o passageiro poderá embarcar até três vezes no mês sem cartão, percebemos que a população compreendeu os benefícios da ação e já vem colaborando para que o fim da dupla função ocorra plenamente e em pouco tempo”, comentou o presidente da CET, Antônio Carlos Gonçalves.

No domingo, quem tem cartão paga metade
Quem tem cartão transporte desfruta de benefícios exclusivos. Aos domingos, a partir da zero hora, o passageiro com CT tem 50% de desconto no valor da passagem – paga penas R$ 1,45.

O valor de R$ 5,80 de que o passageiro do CT, mesmo sem saldo, pode fazer uso para situações de emergência, também é válido aos domingos. Por conta do desconto, nestes dias os usuários poderão embarcar quatro vezes. Nos demais, serão liberadas até duas passagens. Apenas na recarga seguinte o valor correspondente é descontado.
Atualizado em 24/05/2013, às 21:22 

Foto: Raimundo Rosa (Diário Oficial de Santos)


Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário