Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Guarujá - Melhor idade pode solicitar Carteira do Idoso para passagens interestaduais


21/05/2013

imagem - ter, 21/05/2013 - 12:23

Pessoas com idade acima de 60 anos que não possuem renda e não têm como comprovar, podem solicitar a Carteira do Idoso para ter gratuidade ou desconto em passagens interestaduais, em Guarujá. O benefício é assegurado pelo Estatuto do Idoso e pode ser adquirido a partir do atendimento na Casa de Assistência Integrada (CAI) da Prefeitura, na Rua Cavaleiro Nami Jafet, 669 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
 
Os idosos que recebem até dois salários mínimos e têm como comprovar renda, automaticamente, conseguem fazer viagens interestaduais com isenção ou abatimento do pagamento.

A Carteira do Idoso traz a foto, identificação e o Número de Identificação Social (NIS), garantindo a isenção ou abatimento nas passagens estaduais dos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. De acordo com a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico), Nilza Soares dos Santos, cerca de 200 idosos já solicitaram suas carteiras, que podem ser retiradas na Casa de Assistência Integrada.
 
Já os munícipes maiores de 60 anos e interessados em ter a Carteira do Idoso, deverão fazer sua inscrição no CadÚnico para receber o NIS. Nilza explica que, a partir do Número, a equipe da Casa de Assistência Integrada solicita a Carteira do Idoso ao Suasweb - que é uma ferramenta do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate para agilizar a transferência de renda do Fundo nacional de Assistência Social para os estados e municípios. Caso a pessoa já tenha seus dados no CadÚnico, os técnicos verificam o NIS e fazem a solicitação diretamente ao Suasweb.
 
Aqueles que já fizeram sua inscrição e ainda não retiraram a Carteira, devem comparecer à Casa até às 16h30 levando CPF e RG. No caso de algum familiar fazer a retirada, deverá levar, além dos documentos do beneficiário, um documento seu que comprove parentesco ou responsabilidade pelo idoso.

Fonte: Prefeitura de Guarujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário