Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ônibus ainda aceitarão dinheiro em casos excepcionais


Santos

De A Tribuna On-line
A medida que retira o dinheiro no pagamento de passagem entra em vigor a partir de quinta-feira nos ônibus municipais de Santos. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira que a Prefeitura e a Viação Piracicabana assinaram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público, que atesta a legalidade da retirada do dinheiro dos ônibus da Cidade.

O documento traz uma série de condições que devem ser seguidas pela Administração e empresa. A quarta cláusula é a que chama mais atenção, pois abre o precedente dos passageiros ainda utilizarem dinheiro no pagamento de passagem até três vezes por mês em casos considerados excepcionais.

“Por exemplo em uma situação emergencial, por conta de doença, ou uma saída inesperada de madrugada. O usuário poderá pagar com dinheiro ou ser conduzido a um posto de venda terceirizado para emitir o cartão. Só que mesmo situações excepcionais têm limites e se ele reincidir três vezes por mês, não poderá ser transportado”, explica Barbosa.
Créditos: Nirley Sena
Outra novidade é a entrega de 30 novos veículos com ar-condicionado e Wi-fi

O controle será feito por câmeras, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET). Toda frota tem um equipamento instalado que enviará a imagem do usuário com dinheiro a um banco de dados da Viação Piracicabana.

“Temos um sistema instalado. A partir de hoje vamos ver as pessoas que usam o dinheiro em caráter excepcional. E a maneira como trataremos essa questão vai depender da quantidade de usuários que insistirem em embarcar com dinheiro. Vamos dimensionar a solução em função do tamanho do problema”, salienta Rogério Vilani, diretor de transportes públicos da CET-Santos.

Ele ressalta que a forma de controle através de câmeras faz parte do documento assinado entre as partes e que o modelo foi extraído de um TAC que existe há dois anos em Campo Grande (MS). No entanto, Vilani não soube explicar como a imagem do usuário chegará ao motorista. “Não definimos isso ainda”. Todos os termos do TAC serão reavaliados pelas partes após seis meses a serem contados a partir de sua assinatura.

Informações sobre as linhas de ônibus de Santos-SP, 

consulte: 




Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário