Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A polêmica gerações do Torino

Torino 2014?



Fotos de Sulimar Silva
Data das fotos: Outubro/2013
Local: Duque de Caxias-RJ

Torino 2014 ?


Referente aos Torinos anteriores: 

Galera, o pessoal chama Torino 1999 porque este foi o ano de seu lançamento, o mesmo acontece com o Torino  2007. O Torino 99 tb é chamado de GV2 porque a geração 5 foi reestilizada, onde foi modificada apenas a frente e a traseira. Na época chamaram até de G6, mas na verdade é a 2ª versão da Geração 5, por isso GV2. 

Mas na verdade, nas plaquetas de fabricação, consta apenas TORINO.

O Torino 2007 é a 6ª Geração da carroceria, porque foi totalmente modificada, usando a base do Citmax, ja que as carrocerias são produzidas nas dependências da Ciferal que a Marcopolo assumiu definitivamente, inclusive em algumas carrocerias a plaqueta consta Ciferal Torino.   

Agora vamos aguardar qual a denominação que será dada para esse novo torino: Torino 2014? Torino G6II? Torino G7?

  Carta da Marcopolo, esclarecendo as gerações:






Há alguns meses atrás a equipe do Ônibus Brasil enviou a dúvida ao Canal Aberto Marcopolo sobre as gerações dos Torinos perguntando quantas existiam. Eis a resposta:
Bom dia,
Agradecemos seu contato através do Canal Aberto Marcopolo.
O TORINO tem sido tratado de forma específica dentro da família de produtos da Marcopolo. O nome Torino é considerado uma marca e é muito forte no segmento de urbanos.
Ao longo do tempo, o lançamento de um novo modelo ou nova geração do Torino tem sido ligado diretamente às necessidades de mercado e independente dos lançamentos de outros produtos da Marcopolo.
Até o momento o Torino tem existido com base em 5 modelos, conforme é possível conferir nas imagens anexas,portanto, o Torino atual está na sua 5ª geração, porém esta identificação não é utilizada como identificação oficial.
No passado, ao lançar um modelo novo do Torino, o mesmo era chamado apenas de “Torino Novo ou Novo Torino” e apenas por algum tempo, assim, a partir do momento que é conhecido no mercado, o sobre nome “Novo” caía em desuso.
Estamos a disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,
Andréa Sega
CANAL ABERTO MARCOPOLO
0800 702 7070
 


As imagens enviadas ilustram cada geração e ano em que foram lançados, modelo esse que utilizamos para separar o grandioso número de Torinos do acervo enviados todos os dias: Torino 1983, Torino 1989, etc.
Resolvemos manter o Torino GV por este estar devidamente marcado nos adesivos geralmente colocados acima das portas dianteiras.

Claiton Reis
Simões Filho - Ba


A Ética em Primeiro Lugar! 
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada 
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores 

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário