Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 27 de outubro de 2013

DF - Santa Maria recebe 94 novos ônibus a partir de segunda (21)

Sexta, 18 Outubro 2013



Santa Maria recebe 94 novos ônibus a partir de segunda


Com a entrega, a nova frota contará com 500 carros zero quilômetro nas ruas do DF

A partir desta segunda-feira (21), entram em operação na cidade de Santa Maria os primeiros 94 ônibus da nova frota que irá servir ao transporte público na localidade. Os veículos irão circular em 21 linhas e pertencem à Viação Pioneira, vencedora da licitação da bacia 2, que estará em operação com 640 carros até dezembro.
Segundo o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, a presença dos novos ônibus nas ruas irá se intensificar até o final do ano. “Com a entrega desses coletivos em Santa Maria, o GDF chega à marca de, aproximadamente, 20% da frota renovada prevista já servindo à população. Até dezembro, todas as regiões do DF receberão os novos ônibus”.
Com a chegada de veículos nas cidades de Santa Maria e Planaltina (que terá 87 novos ônibus da Viação Piracicabana circulando a partir deste domingo), serão 500 carros zero quilômetro circulando pelas ruas do DF. As regiões do Paranoá, Itapoã e Cidade Estrutural já contam com a frota totalmente renovada – são 163 carros operando nas três cidades, além de mais 90, em São Sebastião, e 66 que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires.
“O nosso horizonte é a renovação total da frota até o final do ano e, a partir daí, com a integração total do sistema, faremos os ajustes necessários para oferecer aos usuários um transporte de qualidade, com conforto, segurança e confiabilidade”, assegura o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
Até novembro, outras duas empresas passarão a operar no Distrito Federal: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente. As bacias 2 (Pioneira) e 5 (São José) também já começaram a receber os primeiros veículos novos.

Características dos veículos

Os carros da Viação Pioneira têm a cor amarela e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, visores eletrônicos de itinerários, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens.
Também possuem rampas e elevadores para garantir acessibilidade aos usuários cadeirantes ou que tenham dificuldades de locomoção, além de lhes reservar lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.

Sistema de Integração

 Nos novos coletivos, os passageiros podem realizar - em um período de até duas horas - três viagens (com dois transbordos) pagando uma única passagem. Os veículos fazem integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do metrô. Com a nova frota já entregue, mais de 25 mil integrações foram realizadas. 

Linhas onde os novos veículos da Viação Pioneira vão operar

Acesse o link abaixo:

Principais Diferenciais da Nova Frota

Motor Euro-5, com emissão mínima de poluentes (particulados), tecnologia Bluetec 5;
Óleo Diesel S-10, que emite menos enxofre;
Torque alto em baixas rotações, o que diminui o ruído do motor;
Quatro visores eletrônicos dos itinerários, facilitando informações aos passageiros;
Bancos estofados e anatômicos com encosto para a cabeça;
Piso de Taraflex, como nos ônibus rodoviários (mais conforto e menos ruído);
Vidros fumê, diminuindo a incidência de luz solar;
Botoeiras de campainha mais baixas, no balaústre com sistema wireless, facilitando a utilização;
Portas elétricas mais silenciosas, com sistema de anti-esmagamento e que impedem a movimentação do ônibus quando abertas;
Sistema de monitoração georreferenciada da frota via GPS, possibilitando melhor acompanhamento e intervenção da operação;
Acessibilidade para usuários cadeirantes ou com dificuldades de locomoção em 100% da frota, com elevadores automáticos de última geração.

Fonte: DFTrans 

Nenhum comentário:

Postar um comentário