Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 27 de outubro de 2013

DF - Viação Piracicabana inicia operação com 87 novos ônibus em Planaltina

Sexta, 18 Outubro 2013

  

Viação Piracicabana inicia operação com 87 novos ônibus em Planaltina


Empresa entregará até o início de dezembro pelo menos 467 veículos em dez regiões do DF

Os primeiros 87 novos ônibus da Viação Piracicabana, que irão operar na bacia 1, serão entregues neste sábado (19) e já começam a circular no domingo (20), nas regiões do Vale do Amanhecer e do Arapoangas, em Planaltina. Até o inicio de dezembro, pelos menos 467 veículos zero quilômetro irão beneficiar os passageiros de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.
"Com a chegada de mais esses 87 veículos em 25 linhas - os primeiros da nova empresa na bacia 1 -, serão mais de 400 carros da frota renovada entregues à população. Até o final do ano, todas as cidades do DF estarão atendidas com ônibus novos, chegando num total de quase 3 mil veículos", destaca o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.
A nova empresa entra em operação substituindo toda a frota do Grupo Amaral, que circula na cidade e que estava sob assunção do GDF.
Os carros da Piracicabana têm a cor vermelha e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, visores eletrônicos de itinerários, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens de segurança e conforto.
Os veículos também têm rampas e elevadores para facilitar o acesso de cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, que disporão de lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.
Até novembro, outras duas empresas passarão a operar no Distrito Federal: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente. As bacias 2 (Pioneira) e 5 (São José) também já começaram a receber os primeiros novos ônibus. A Cidade Estrutural, Itapoã e Paranoá já estão com a frota 100% renovada.
A entrega da nova frota se iniciou no dia 28 de junho, quando 50 veículos foram entregues na Cidade Estrutural. Em seguida, mais 66 nas regiões que interligam Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires. A região de São Sebastião recebeu 90 ônibus no final de agosto, além das cidades do Paranoá e Itapoá, com mais 113 carros, o que representou os 100% da renovação para estas duas cidades.

Sistema de Integração

Nos novos coletivos, os passageiros podem realizar - em um período de até duas horas - três viagens (com dois transbordos) pagando uma única passagem. Os veículos fazem integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do metrô. Mais de 25 mil integrações foram realizadas desde o inicio da entrega dos novos ônibus, em 28 de junho.
Com a entrada dos novos ônibus da Piracicabana, é importante observar que, neste primeiro momento, haverá apenas a substituição dos veículos. "A mudança, por ora, é somente na troca dos carros. As linhas, os horários e os itinerários ainda permanecem os mesmos", destaca o diretor-técnico da autarquia, Lúcio Lima, ressaltando que a autarquia deverá realizar estudos de campo para adequações na nova rede transporte.

Linhas onde os novos veículos da Viação Piracicabana vão operar

0.604 Planaltina-Buriti III/SIA(SAAN-Rodoferroviária)0.617 Vale do Amanhecer / Eixo Norte-Sul 616 Sul0.620 Planaltina (Eixo Norte)/Rodoviária do Plano Piloto0.622 EAS/UNED/PLANALTINA0.624 Planaltina/Esplanada (Eixo Norte)0.627 Mestre D'armas/Eixo Norte-Sul-EAS0.640 Planaltina/W3 Norte-Sul0.641 Planaltina-PAPE-Jardim Roriz/W3 Norte-Sul0.642 Planaltina (Estâncias)/W3 Norte-Sul0.648 Vale do Amanhecer-Estâncias/Sudoeste (SIG)0.650 Vale do Amanhecer-Arapoangas/Eixo Norte-Sul600.3 Arapoangas (Estâncias I-V)/Eixo Norte-Sul/EAS600.4 Estância/Eixo Norte-Sul (EAS)600.6 Planaltina/Palácio do Buriti – SIG604.1 Planaltina DF-130/SIA (SAAN-Rodoferroviária)604.2 Planaltina (Arapoangas-Estâncias)/SIA604.3 Vale do Amanhecer (Av. Independencia)/SIA-SAAN616.4 Arapoangas (Buritis IV - Jardim Roriz)/Eixo Norte-Sul617.2 Vale do Amanhecer/W3 Norte-Sul-EAS624.1 Esplanada/Planaltina/Rod.Plano Piloto630.1 Expresso Planaltina (Pape-Jardim Roriz)/Rod. Plano Piloto630.2 Expresso Planaltina (Tradicional)/Rod. Plano Piloto640.1 Estâncias I a IV/Eixo Norte-Sul (EAS)643.1 Arapoangas (Estância - Galeria)/ Rodoviária do Plano Piloto648.1 Arapongas(Estância)/Sudoeste

Principais Diferenciais da Nova Frota

Motor Euro-5, com emissão mínima de poluentes (particulados), tecnologia Bluetec 5;
Óleo Diesel S-10, que emite menos enxofre;
Torque alto em baixas rotações, o que diminui o ruído do motor;
Quatro visores eletrônicos dos itinerários, facilitando informações aos passageiros;
Bancos estofados e anatômicos com encosto para a cabeça;
Piso de Taraflex, como nos ônibus rodoviários (mais conforto e menos ruído);
Vidros fumê, diminuindo a incidência de luz solar;
Botoeiras de campainha mais baixas, no balaústre com sistema wireless, facilitando a utilização;
Portas elétricas mais silenciosas, com sistema de anti-esmagamento e que impedem a movimentação do ônibus quando abertas;
Sistema de monitoração georreferenciada da frota via GPS, possibilitando melhor acompanhamento e intervenção da operação;
Acessibilidade para usuários cadeirantes ou com dificuldades de locomoção em 100% da frota, com elevadores automáticos de última geração.

Fonte: DFTrans

Nenhum comentário:

Postar um comentário