Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 27 de outubro de 2013

GDF atinge marca de 500 novos ônibus entregues

Segunda, 21 Outubro 2013

DFTrans, com Agência Brasília

GDF atinge marca de 500 novos ônibus entregues


O Distrito Federal atingiu, neste fim de semana, a marca de 500 novos ônibus nas ruas, com a entrega de 87 veículos em Planaltina - que entraram em operação com 25 linhas neste domingo (20) nas regiões do Vale do Amanhecer e Arapoanga. A cidade de Santa Maria também foi beneficiada com 94 coletivos, que começaram a operar nesta segunda (21) em 21 linhas.
"Todos sabem como foi difícil enfrentar essa luta para colocar novos ônibus e tirar de circulação esses que quebram frequentemente e fazem a nossa população sofrer e ser humilhada. Hoje estamos interrompendo, definitivamente, a operação da antiga empresa, e queremos, até dezembro, substituir o último ônibus velho que estiver rodando no DF", frisou o governador Agnelo Queiroz.
Os novos ônibus disponibilizados à população de Planaltina fazem parte da Bacia 1, operada pela Viação Piracicabana, empresa que atuará em substituição à frota do Grupo Amaral.
Os veículos que passam a operar nessa região administrativa são da cor vermelha e, até o final do ano, deverão somar uma frota de pelos menos 467 coletivos que beneficiarão, além dos planaltinenses, os moradores de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.
Nesta primeira fase, de chegada dos novos ônibus, as linhas, os horários e os itinerários não sofrerão alterações e os passageiros poderão utilizar a integração, serviço que permite, com o pagamento de apenas uma passagem, a realização de três viagens em até duas horas nos novos veículos, metrô e carros da TCB.
"Os veículos fazem integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do metrô. Mais de 25 mil integrações foram realizadas desde o inicio da entrega dos novos ônibus, em 28 de junho", destaca o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.
Em Santa Maria, os veículos serão operados pela Viação Pioneira, empresa que atuará na Bacia 2. Os carros são da cor amarela e equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, visores eletrônicos de itinerários, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens. Também possuem rampas e elevadores para garantir acessibilidade aos usuários cadeirantes ou que tenham dificuldades de locomoção, além de lhes reservar lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.
A Bacia 2 terá, até dezembro, 640 ônibus. A frota também atenderá usuários do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Park Way (em parte), Jardim Botânico e Itapoã.

Resgate do transporte público

Para o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, a entrega dos novos veículos representa "mais um passo rumo ao respeito dos cidadãos do Distrito Federal". Ele destacou que esse procedimento é apenas umas das várias etapas para a melhoria, em definitivo, do transporte público local.
"A substituição desses ônibus é o primeiro passo para as melhorias que queremos fazer no DF. Estamos começando uma verdadeira revolução e não é possível fazer as mudanças do sistema sem a troca de ônibus", acrescentou Filippelli.

Fonte: DFTrans

Nenhum comentário:

Postar um comentário