Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Guarujá - Municípios pedem a Michel Temer inclusão da Baixada Santista no PAC Mobilidade

07/10/2013

imagem - seg, 07/10/2013 - 10:32


O programa prevê investimento de 50 bilhões para execução de obras de infraestrutura, mas contempla apenas os municípios com população acima de 700 mil habitantes
 
Guarujá tem uma população de mais de 300 mil habitantes. Na alta temporada, esse número chega a quase dois milhões de pessoas. Estas características de Guarujá, somadas aos outros oito municípios da Baixada Santista, resultam em uma população de cerca de 5 milhões de pessoas, entre munícipes e turistas.
 
Diante disso, a representante do Poder Executivo esteve em Brasília na quarta-feira, 2, onde se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer. Ela, juntamente com os demais prefeitos da Baixada Santista solicitaram ao Governo Federal a inclusão da região no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) Mobilidade, para a realização de projetos integrados. O encontro foi articulado pelo deputado federal, Beto Mansur.
 
O programa prevê um investimento de 50 bilhões de reais nas regiões metropolitanas do País, para a execução de obras de infraestrutura, mas em municípios que possuam mais de 700 mil habitantes. Como a Baixada ficou de fora do PAC Mobilidade, por uma questão populacional, a governante e os outros prefeitos da região foram à Capital Federal na tentativa de sensibilizar o Governo.
 
A governante destacou ao vice-presidente os números expressivos que Guarujá e a região registram na alta temporada. Além disso, a prefeita apontou outros argumentos que justificam a inclusão da Baixada Santista no PAC Mobilidade. “Somos a primeira a região metropolitana instituída no País oficialmente. E é na nossa região que fica o maior Porto da América Latina; temos o desenvolvimento do pré-sal. Por isso, os investimentos são necessários, de forma metropolitana. A migração de pessoas entre as cidades é muito grande”, apontou.
 
Michel Temer garantiu que levaria o pleito à presidenta da República, Dilma Rousseff, já na quinta-feira, 3. “Fica aqui o meu compromisso de conversar com a presidenta Dilma sobre a integração da Baixada no PAC. Tendo em vista a população dos municípios, temos um número extraordinário. Acho uma reivindicação justa”, salientou.

A representante de Guarujá disse que a posição do vice-presidente foi de extrema sensibilidade ao pleito metropolitano. “Ele percebeu a importância do PAC, para uma região de quase 5 milhões de pessoas, que não precisa mais da alta temporada para contar em todos os fins de semana com um número elevado de turistas. Temer nos garantiu que estaria entregando nosso pleito à presidenta Dilma, o mais rápido possível”.
 
Segundo a governante, não faltam projetos, mas sim recursos. “Hoje não temos dinheiro para novos investimentos. A partir da inclusão no programa desejamos poder transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
 
O deputado Beto Mansur, salientou que como os municípios não possuem condições para custear as obras de mobilidade. Segundo ele, neste Programa a situação pode ser diferente. “Cerca de 70% dos recursos virá da União. Queremos que o senhor seja o nosso representante. A nossa vinda aqui representa um esforço conjunto da Baixada”, disse o deputado ao vice-presidente.
 
Após a audiência, os prefeitos se reuniram e elaboraram um ofício para Temer. No documento, eles reuniram elementos que indiquem a necessidade de incluir a Baixada Santista no PAC Mobilidade.
 
Aeroporto – O Aeroporto Civil Metropolitano em Vicente de Carvalho também entrou na pauta do encontro com Michel Temer. Conforme explica a governante, a questão está praticamente resolvida. “Teremos boas notícias nos próximos dias. Ele deixou muito claro que, em termos de passagem da titularidade ao Município, o assunto está encerrado, sendo uma questão de dias, para que isso se concretize. O sonho da Baixada e da Região Metropolitana em ter o seu Aeroporto para encurtar a distância em relação a outros estados, sem ter que ir à Congonhas ou Guarulhos, está próximo”. 

Fonte: Prefeitura de Guarujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário