Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ônibus só para mulheres em Curitiba


ônibus
Uma comissão da Câmara de Curitiba aprovou o uso de ônibus só para mulheres. Projeto ser analisado por outras comissões. Foto: Allan Costa Pinto;Bem Paraná
Comissão aprova ônibus só para mulheres em Curitiba
Ideia é separar ônibus biarticulados e ligeirinhos nos horários de pico

A “Comissão de Legislação” da Câmara Municipal de Curitiba aprovou projeto que obriga as empresas de ônibus da cidade a separarem veículos apenas para mulheres.
A autoria do projeto é do vereador Rogério Campos.
Agora a matéria deve ser apreciada pela “Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública” e “Comissão de Serviço Público”. Depois haverá votação em plenário com a matéria seguindo para o executivo.
Pela proposta, seriam separados cerca de 20% dos ônibus municipais somente para as mulheres nos horários de maior movimento.
As mulheres continuam podendo usar os ônibus convencionais.
O projeto prevê ainda cor diferenciada para os ônibus destinados a mulheres, provavelmente rosas e engloba os veículos biarticulados e os “ligeirinhos”.
A ideia foi aprovada com dificuldades e não há garantia de que as outras comissões aceitem o projeto.
A presidente do colegiado da Câmara, Julieta Reis, disse que o projeto é inconstitucional por impedir livre acesso ao transporte público para todos e promover segregação.
Texto: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Divulgação e reprodução de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário