Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 26 de outubro de 2013

Rio de Janeiro - Terminal Alvorada ganha painéis grafitados


25/10/2013 17:55:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: Ricardo Cassiano

Uma turma de seis artistas do grafite vem tornando o novo Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, um espaço ainda mais agradável para as cerca de 50 mil pessoas que circulam diariamente pelo local. Os grafiteiros são responsáveis por seis painéis de 56m², que vão ocupar os módulos dos novos banheiros: dois nas entradas voltadas para as ruas, dois no setor de embarque do BRT Transoeste e mais dois no embarque de ônibus urbano. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e o Instituto Rua.





Considerados como artistas que conseguem expressar a arte urbana nos muros da cidade, os grafiteiros cariocas BR, Swk, Afa, Acme, Carlos Bobi do Espaço Rabisco e Chico foram selecionados para desenvolver -  cada um com a sua linguagem e técnica pessoal -  personagens, histórias e paisagens poéticas urbanas em desenhos criados para os painéis. O resultado expressa criações que representam desde o cotidiano das pessoas que circulam no terminal até o próprio universo e simbologia dos grafiteiros, fazendo assim com que os painéis se transformem em verdadeiras obras de arte.


Mesmo antes do resultado final, já era possível ver a transformação no clima do terminal: o que antes era apenas concreto, barulho e fumaça passou pela metamorfose das cores e ganhou vida. O coordenador do grupo de grafiteiros, André Bretas, usa o sucesso do painel desenvolvido na Lapa, que serviu de atrativo a novos investimentos na região, como exemplo da transformação que o grafite pode levar para o Alvorada. Segundo ele, "a beleza educa":





— A arte tem de ir aonde o povo está. O ponto de ônibus mais humanizado contribui para inspirar o passageiro, quebrando o cinza daquele ambiente e a monotonia da rotina da pessoa que vai parar para contemplar. O terminal passa a ter um ar de exposição permanente, o que para os grafiteiros é estimulante, ainda mais que eles trabalharam em desenhos e mensagens inspiradas nos cariocas e nos transportes públicos. O Rio é um lugar que aceita muito bem a arte urbana, e a própria prefeitura entende que a beleza educa.




O próximo bairro a ganhar um painel grafitado será Madureira, segundo o secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto.



— Em outros países do mundo, o grafite já tem sido usado para integrar a arte ao convívio social. Também é uma maneira de manter a conservação do espaço. Transformar o terminal em galeria complementa todo o projeto de requalificação do espaço, preparando-o para receber, além dos ônibus alimentadores e intermunicipais, os BRTs Transcarioca e Transoeste — disse o secretário.



A Secretaria Municipal de Obras reformou, remodelou e transformou o Terminal Alvorada. O espaço será reinaugurado oficialmente em novembro, com estacionamento para 194 carros particulares, centro de controle de operações e edifício administrativo. O novo terminal terá ainda estacionamento para ônibus do BRT, onde até 24 articulados e seis biarticulados poderão aguardar os horários de pico do transporte para entrarem no sistema.




Os acessos para passageiros também foram alterados, já que, no BRT, as passagens são compradas fora dos ônibus. Para quem chega a pé da Avenida Ayrton Senna, as passarelas já existentes no entorno do terminal estão sendo remodeladas para permitir a chegada direto às plataformas de embarque, que contarão com catracas semelhantes às do metrô.



Para quem chega de carro pelo estacionamento ou sai da Cidade das Artes, o caminho até as plataformas de embarque será feito por meio de uma passagem subterrânea que vai cortar todo o complexo. Um segundo túnel para pedestres vai interligar as plataformas por outra extremidade.




Fundamentais na integração dos dois sistemas de ônibus da Cidade Olímpica – o BRT e o alimentador –, as passagens subterrâneas vão contar com estrutura de banheiros, lojas e cabines de serviço, para que os passageiros tenham conforto enquanto aguardam o embarque.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário