Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sustentabilidade - Ônibus Híbrido Plug-In



O ônibus do futuro chega em Gotemburgo.

Três ônibus Volvo híbridos  plug-in, a tecnologia inovadora recém-lançada no mercado, já circulam pelas ruas da cidade de Gotemburgo (Goteborg, em sueco), que se espelha na política de preservação do meio ambiente tão valorizada pela

A cidade é conhecida por seu sistma de transporte eficiente, que conta com uma frota de 400 ônibus, dos quais 56 são híbridos. O transporte público da cidade é utilizado por 25% da população  (outros 10% preferem a bicicleta), que também se desloca pela rede de VLT de mais de 150 quilômetros.

O ônibus Volvo híbrido plug-in é baseado no modelo Volvo 7900, sucesso de vendas da Volvo que já comercializou 1.600 unidades do modelo desde seu lançamento hà três anos, sendo 1.200 unidades em 2013.

Os híbridos plug-in resultaram de novo desenvolvimento do modelo anterior e permitem a recarga a partir da rede elétrica por meio de um coletor instalado no teto do veículo. Esses veículos possuem uma bateria maior, o que lhes permite rodar até 70% do percurso (cerca de sete quilômetros) sem recarga, de modo silencioso e livre de emissões, utilizando apenas eletricidade. As baterias são carregadas no terminal a a600 V por seis a dez minutos. No caso de Goitemburgo, á dois terminais, um em cada extremidade da rota de 7,8 quilômetros onde circulam os três ônibus plug-in.

O novo híbrido é equipado com um motor elétrico alimentao por uma bateria íon-litio e tem também um motor diesel de 5 litros. A Volvo Buses prevê iniciar a fabicação comercial do moelo plug-in no segundo semestre de 2015. Há um projeto de demonstração em Estocolmo para 2014 com oito híbridos plug-in.

Em Gotemburgo, os ônibus híbridos Volvo são de piso baixo e têm capacidade para transportar 34 passageiros sentados e 35 em pé e estão sendo operados pela empresa Vasttrafik (empresa de transporte público de Gotemburgo).

Fotos: Volvo Buses

Fonte: Revista Technibus nº 109 - agosto-setembro-2013

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário