Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Projeto funcional do BRT em Praia Grande está em fase final


6/1/2015 | Jaqueline de Marco

Audiência pública sobre o projeto está previsto para fevereiro
A Prefeitura de Praia Grande realizou na manhã de terça-feira (6) reunião com representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para discutir a elaboração do projeto funcional do BRT (sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus). Dentre as propostas de alterações está a construção de terminal de embarque de passageiros na altura do Viaduto 22 da Via Expressa Sul, no Bairro Sítio do Campo, e passagem central na Avenida Ayrton Senna exclusiva para o sistema de transporte. A previsão é que em fevereiro seja apresentado o projeto à população em audiência pública e, na sequência, será aberta a licitação do projeto básico e executivo para início das obras.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

A assinatura de ordem de serviço para a contratação do projeto funcional do BRT Litoral Sul foi oficializada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último dia 6 de junho.

De acordo com o projeto (que poderá sofrer alterações ao longo desta primeira fase), no total, o sistema contará com 38,8 km de extensão e ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, à Estação do VLT no Centro de São Vicente. A população terá 30 locais para embarque no sistema BRT: 25 estações, 4 terminais e 1 na estação VLT de São Vicente. Os ônibus do BRT seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.

Para agilizar o processo de implantação do BRT, Mourão esteve em Brasília no início de junho de 2014 em busca de verba do PAC 50, que integra o Pacto da Mobilidade Urbana, em que o Governo Federal irá aportar recursos ao Estado, em torno de R$ 500 milhões para a elaboração do trabalho.

O Prefeito Mourão enfatizou que o BRT é uma excelente opção para melhorar a mobilidade urbana no Município. “O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, o BRT terá ar condicionado, atenderá 280 pessoas em cada carro, trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque e estações com acessibilidade. Além disso, como passará também ao longo da Via Expressa Sul, atenderá uma grande demanda da população”, explicou.

Fonte: prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário